O DESAFIO DA PERMANÊNCIA PARA OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Permanência Escolar, Escola Pública.Resumo
Neste trabalho foi realizado um mapeamento sobre a permanência escolar dos/das estudantes da Educação de Jovens e Adultos, cujo objetivo foi analisar, por meio de Revisão Sistemática da Literatura, de dissertações de mestrado, os desafios de permanência dos estudantes da EJA. Especificamente, objetivou-se mapear pesquisas que discorrem sobre os desafios de permanência dos/das estudantes da EJA, desenvolvidas por programas de pós-graduação em universidades brasileiras; e refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para permanecerem na escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com perspectiva exploratória, que selecionou dissertações publicadas na plataforma CAPES, no período 2018 a 2023, as quais investigaram os desafios de permanência dos/das estudantes da EJA. Entre os principais resultados, destacam-se que os desafios são caracterizados por fatores: intraescolar e extraescolar, nos âmbitos: pessoal e profissional, o que demonstra ser um indicativo para a maior parte das especificidades que permeiam a permanência dos sujeitos estudantes da EJA.
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