SAÚDE E EDUCAÇÃO:

(RE)PENSANDO O CURRÍCULO DE PEDAGOGIA

Autores

Palavras-chave:

Educação e Saúde, Pedagogia, Currículo.

Resumo

Este estudo tem como objetivo de compreender a percepção de discentes de pedagogia sobre o conhecimento em saúde no contexto da formação em licenciatura em Pedagogia. Estudo de natureza qualitativa, caracterizado como exploratório-descritivo, com utilização de entrevistas semiestruturadas como métodos de pesquisa. Realizado no curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno de uma instituição localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo nove acadêmicas do curso de pedagogia. Durante as entrevistas as participantes foram questionadas acerca de como era a rotina no estágio e sua formação na academia. Ao concluir esta reflexão sobre Saúde e Educação e a necessidade de (re)pensar o currículo de Pedagogia, fica evidente a importância de integrar de maneira mais abrangente e intencional temas relacionados à saúde no processo formativo dos futuros pedagogos.

Biografia do Autor

Karen Cristiane Pereira de Morais , Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Enfermeira, doutoranda em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Acadêmica de pedagogia pela UFSM. Membro do Grupo de pesquisa RIZOMA - Políticas, Currículo e Educação e Membro do Grupo de pesquisa Saúde do Trabalhador, Trabalho e bem-estar- GEST/UFSM.

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Docente adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Rizoma - Políticas, Currículo e Educação/CNPq

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Cristiane Pereira de Morais , K. ., & Marques da Costa, J. . (2024). SAÚDE E EDUCAÇÃO: : (RE)PENSANDO O CURRÍCULO DE PEDAGOGIA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.504–508. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1182

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR