BRINCAR E APRENDER

O JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Authors

  • Maria Dorothea Chagas Correa Faculdade Iescamp/Campinas e Pós Global/Indaiatuba
  • Márcia Virgínia de Paula Rodrigues OSC Resgatando Valores /Campinas
  • Sônia Jeanne Antonioli Boscolo OSC Resgatando Valores - Campinas https://orcid.org/0000-0001-5388-2893

Keywords:

Aprendizagem. Jogos. Educação Não Formal.

Abstract

Devido a importância das atividades lúdicas, houve interesse em pesquisar esse tema no campo da educação não formal, com o intuito de auxiliar o desenvolvimento das funções executivas nas crianças com dificuldades cognitivas. Pretende-se compreender como o lúdico pode interferir e potencializar o processo de ensino e aprendizagem como forma de intervenção psicopedagógica em grupo, exercitando as habilidades, autoestima, imaginação, integração social e o desenvolvimento da linguagem. Realizado em uma Organização da Sociedade Civil (OSC), contou com a participação de oito crianças com dificuldades de aprendizagem. Foram trabalhadas atividades lúdicas: jogos de interação, jogos individuais, brinquedos e brincadeiras e atividades recreativas de atenção e concentração. O resultado demonstrou a importância das intervenções por meio do lúdico e contribuição para a otimização das funções executivas da criança.

Author Biographies

Maria Dorothea Chagas Correa , Faculdade Iescamp/Campinas e Pós Global/Indaiatuba

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara; docente da Faculdade Iescamp/Campinas e Pós Global/Indaiatuba.

Márcia Virgínia de Paula Rodrigues , OSC Resgatando Valores /Campinas

Psicopedagoga pela Faculdade IESCAMP Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas, Educadora Social / OSC Resgatando Valores /Campinas.

Sônia Jeanne Antonioli Boscolo, OSC Resgatando Valores - Campinas

Psicopedagoga pela IESCAMP Campinas; Educadora Social na OSC Resgatando Valores – Campinas.

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Published

2021-05-25

How to Cite

Correa , M. D. C. ., Rodrigues , M. V. de P., & Boscolo, S. J. A. . . (2021). BRINCAR E APRENDER: O JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.205–219. Retrieved from https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1000

Issue

Section

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS