A ARQUEOLOGIA DA ESCOLA INTEGRAL
UMA BREVE ANÁLISE FOUCAULTIANA DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA DE AULAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Keywords:
Arqueologia de Foucault, Proposta curricular , Escola integralAbstract
O presente estudo analisa três documentos educacionais fundantes da ampliação da jornada de aulas na rede pública municipal de São Paulo: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; o Plano Nacional de Educação e o Programa “Mais Educação São Paulo”. Tal política curricular, conhecida como escola integral, foi lida sob perspectiva arqueológica de Michel Foucault, a partir de suas terminologias e análise discursiva. O objetivo desta pesquisa é alicerçar a leitura dos documentos oficiais nos pressupostos e concepções deste filósofo. A leitura arqueológica desses três documentos da escola integral revelou que a proposta é, de certa forma, totalizante, no sentido de que apresenta a escola integral como supostamente detentora de enorme poder de transformação social, política e educacional. Espera-se que este estudo possa favorecer uma discussão mais atenta acerca da qualidade e equidade das políticas educacionais como um todo, especialmente as curriculares.
References
AQUINO, J. G. A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, p. 300-492, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n53/04.pdf. Acessado em: 16 abr. 2021.
AZEVEDO, S. D. R. Formação discursiva e discurso em Michel Foucault. Filogênese, Marília, v. 6, n. 2, p. 148-162, 2013. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/saraazevedo.pdf. Acessado em: Acessado em: 16 abr. 2021.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acessado em: 16 abr. 2021.
BRASIL. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/Plano+Nacional+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+PNE+2014-2024++Linha+de+Base/c2dd0faa-7227-40ee-a520-12c6fc77700f?version=1.1. Acessado em: 16 abr. 2021.
BRASIL. Planejando a próxima década /Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014b. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acessado em: 16 abr. 2021.
CAVALIERE, A. M. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28. n. 100, p. 1015–1035, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1828100.pdf. Acessado em: 16 abr. 2021.
COELHO, L. M. C. da C. História(s) da educação integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, 2009. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2420/2159. Acessado em: 16 abr. 2021.
FISCHER R. M. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? Perspectiva, Florianópolis, v. 21, p. 371-389, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9717/8984. Acessado em: 16 abr. 2021.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
MAURÍCIO, L. V. Escritos, representações e pressupostos da escola pública de horário integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 15-31, 2009. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2218/2185. Acessado em: 16 abr. 2021.
PARO, V. H et. al. A escola pública de tempo integral: universalização do ensino e problemas sociais. Caderno Pesquisa, São Paulo, n. 65, p. 11-20, 1988. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1192/1198. Acessado em: 16 abr. 2021.
SILVA-MIGUEL, I.G.; TOMAZETTI, E. M. Utilizando algumas ferramentas da caixa de Michel Foucault na pesquisa em educação. Imagens da Educação, Santa Maria, v. 6, n. 2, p. 75-83, 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/28464/pdf. Acessado em: 16 abr. 2021.
SANTOS, A. H. C. S. A arqueologia da escola integral: uma perspectiva foucaultiana da política curricular da ampliação da jornada de aulas pelo olhar de documentos educacionais. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, 2018. Disponível em: http://sites.unasp-ec.edu.br/repositorio/asp/prima-pdf.asp?codigoMidia=47210&iIndexSrv=1. Acessado em: 16 abr. 2021.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Portaria 5930/13. Regulamenta o Decreto nº 54.452, de 10/10/13, que institui, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo - Mais Educação São Paulo. São Paulo: SME/DOT, 2013. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-da-educacao-5930-de-15-de-outubro-de-2013. Acessado em: 16 abr. 2021.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.