A CONCEPÇÃO SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO INTEGRADOR NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL:

UM PRODUTO DA NARRATIVA DOCENTE LOCAL

Autores

Palavras-chave:

Narrativas Docentes, Políticas Públicas, Tempo Integral.

Resumo

Propor educação integral em tempo integral constitui hoje um complexo desafio para as redes e sistemas públicos de ensino e aprendizagem ao refletir sobre a multidimensionalidade humana a qual demanda, entre outras vertentes, uma integração propositiva entre as práticas didáticas interdisciplinares e a dinâmica sociocultural local. Neste ínterim, aportadas em documentos normativos e teóricos como Oliveira (2011), Derossi e Ferreira (2020) e Moreira, Anunciato e Viana (2020), o presente estudo de método qualitativo e fonte narrativa pretende socializar a construção da Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral da Rede Municipal de Paripueira/AL a partir do acolhimento das experiências docentes envolvidas e articuladas aos estudos do Comitê Gestor Local.

Biografia do Autor

Rosely Maria Morais de Lima Frazão, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões. Membro do Grupo de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância (TICFORPROD/UFAL). Diretora de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Educação de Paripueira/AL.

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP) com pós-doutoramento pela Universidade do Minho Portugal. Docente do PPGE /UFAL e Coordenadora do Grupo de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância (TICFORPROD/UFAL).

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Maria Morais de Lima Frazão, R. ., & Aparecida Pereira Viana, M. . (2024). A CONCEPÇÃO SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO INTEGRADOR NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: : UM PRODUTO DA NARRATIVA DOCENTE LOCAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.417–426. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1168

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES