PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/PNAIC NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

AVALIAÇÃO E QUALIDADE DE UMA VIVÊNCIA

Autores/as

Palabras clave:

PNAIC, Alfabetização, Avaliação

Resumen

O artigo tem por objetivo apresentar a avaliação das ações de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC, da vivência no estado de Mato Grosso do Sul, a partir dos dados coletados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle/SIMEC/MEC. Cabe destacar que o programa PNAIC foi uma iniciativa do Ministério da Educação/MEC, no governo Dilma Rousseff que coordenou a execução financeira do programa junto às universidades públicas brasileiras. No estado de Mato Grosso do Sul/MS a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS foi a responsável pela formação, acompanhamento e avaliação do referido programa nos anos de 2013 a 2017. Para este momento vamos apresentar os resultados das avaliações que foram respondidas por professoras(es) alfabetizadoras(es) na perspectiva de analisar os dados sob a luz do referencial da teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciam as ações das(os) professoras(es) alfabetizadoras(es) no estado de MS a busca pela qualidade da alfabetização das crianças de seis a oito anos de idade.

Biografía del autor/a

Amanda Czernisz Barbosa, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS.

Mestre em Educação e pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Técnica da área de alfabetização na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância – Teoria Histórico-Cultural/GEPLEI-THC/UFMS/CNPq.

Regina Aparecida Marques de Souza , UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas

Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Doutora em Educação, com Pós-Doutorado pela Universidade de Évora e Universidade Estadual paulista/UNESP, campus de Marília. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância – Teoria Histórico-Cultural/GEPLEI-THC/UFMS/CNPq.

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-26

Cómo citar

Barbosa, A. C. ., & Souza , R. A. M. de . (2023). PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/PNAIC NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: AVALIAÇÃO E QUALIDADE DE UMA VIVÊNCIA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.xxxii-liv. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1127

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.