EXPERIÊNCIAS COM PESQUISA NA EJA
SABERES POPULARES: UMA VIAGEM À FITOTERAPIA BRASILEIRA
Palabras clave:
Pesquisa. Saberes Populares. Conhecimento. EJAResumen
Esta comunicação tem como objetivo apresentar o trabalho realizado na CEMEFEJA "Pierre Bonhomme", no ano de 2018. O trabalho se deu a partir do curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas. O Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola – PESCO, foi criado para apoiar o trabalho dos professores no desenvolvimento dos alunos com postura investigativa entre debates e temas da realidade local. A pesquisa relacionada a esse tema introduziu: aspectos culturais, históricos e técnico-científicos existentes sobre as plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Os conceitos e as orientações referentes a produção, plantio, manejo e manutenção das plantas ocorreram por intermédio dos professores, envolvendo os diferentes componentes curriculares. A metodologia utilizada se desenvolveu por meio da transversalidade e de referenciais teóricos comuns a todos, sem perder as especificidades, dos saberes, a identidade sociocultural, criando um ambiente favorável e inovador de aprendizagem na própria unidade escolar.