A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO ESPAÇO DA INCLUSÃO SOCIAL
DO LEGÍTIMO AO PLANEJADO
Palabras clave:
Pedagogia Social. Inclusão Social. Mediação. Cidadania.Resumen
O que se percebe é que, na atualidade, caminha-se em um processo inclusivo-excludente, que por força de lei e sem formação contínua de professores e ambiente preparado, quer pelas escolas em todos os níveis, pela sociedade, ainda não se compreende o real sentido do que é incluir. A inclusão é interna, ou se deseja realizá-la, ou não. Nós observamos nas pessoas as suas possibilidades, competências e conhecimento, ou somente se reconhece a sua "deficiência" não autorizando o seu saber formal e informal. O trabalho está dividido entre teoria e prática, por meio da mediação pedagógica, com a participação de todos os envolvidos no processo. A Escola não é a única que legitima e nem é a mais genuína base de formação e de informação no desenvolvimento da aprendizagem humana. A rua é também uma sala de aula provocativa, perigosa e repleta de aventuras.
Citas
ALVIN, M.R.B. Violência contra o menor ao extermínio da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro Para Infância e Adolescência, 2010.
AZAMBUJA, M.R.F.; FERREIRA, M.H.M.e col. Violência contra a criança e o adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BORAN, G. Mulheres e violência interseccionalidade. Psicologia Social. Print version ISSN 0102-3772. On-line version. ISSN: 1806-3446. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722000000200007. v. 16, n. 2. Brasília May/Aug. 2000.
BRASIL. Lei no 9.970, de 17 de maio de 2000. Institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. D.O.U. 18 de maio de 2000. Brasília: Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos.
FREIRE, P. Educação Libertadora. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
GRACIANI, M.S.S. Pedagogia social de rua. São Paulo: Vetor, 2016.
LAROSSA, J.; KOHAN, W. Elogio da Escola. São Paulo: Autêntica, 2017.
MARTINS, C.B.G.; JORGE, M.H.P.M. Violência contra crianças e adolescentes. Mato Grosso: UFMT, 2011.
MINAYO, M.C. Violência contra crianças e adolescentes: questão social, questão de saúde. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Scielo: On-line version. ISSN: 1806-9304, v. 1, n. 2, Recife May/Aug, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado. Brasília: MEC/ SEESP, 2006.
MIRANDA, C. F. Educadores da noite. Belo Horizonte: Nuex-Psi, 2003.
MONTESSORI, M. Educação e Paz. Portugal: Portugália, 1939.
MORAES, C.S.V. A Normatização da Pobreza: crianças abandonadas e crianças infratoras. Revista Brasileira de Educação. Set./Out./Nov./Dez./2000. Nº15. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n15/n15a06.pdf. Acesso em: 20/out./2012.
MORAN, E. Os Sete saberes necessários para a educação do futuro. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2017. Brasília: Unesco, 2002.
NOFFS, N. A.(col.) O Fazer Psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2012.
PINEL, H. e COLODETE, P. R. Fundamentos da psicopedagogia clínico – institucional. Rio de Janeiro: IBEAD, 2004.
Pinel, P. Philippe Pinel e os primórdios da Medicina Mental. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. Scielo: Print version, ISSN: 1415-4714. On-line version, ISSN: 1984-0381. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47142008000300014. V. 11, n. 3, São Paulo Sept. 2008.
POPPER, K. Sociedade aberta aos seus inimigos. 3ª Ed. São Paulo: Itatiaia, 2004. ISBN: 9788531900587.
RIO, J. A. A alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura; Fundação Biblioteca Nacional; Departamento Nacional do Livro, 2006.
ROMANS, N.; PETRUS, A.; TRILLA, J. Profissão: educador social. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SANTOS, G. L. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção em um programa de educação para jovens e adultos das camadas populares. Revista Brasileira de Educação. Set /Out /Nov /Dez 2003 No. 24. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a09.pdf. Acesso em: 20 out.2012.
TERRE DES HOMMES. Disponível em: https://www.tdh.ch/fr. Acesso em: 13 jun.2021.
UESHIBA, M. A Arte da Paz. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/98935582/Aikido-A-Arte-Da-Paz. Acessado em: 20 out.2012.
VEIGA, C. Sete Tons de Uma Poesia Maior. São Paulo: Record, 2011.
VYGOTSKY, L. Vygotsky e a Zona de desenvolvimento Proximal (ZPD): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação. Vol.14. Nº.2, pp.273-291. Disponível em: http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/11.pdf. Acessado em: 20 out.2012.
WALLON, H. Origens do pensamento da criança. Porto Alegre: Martins Livreiros, 1989.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.