A REFORMA DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Redes Estaduais, Levantamento bibliográficoResumo
O presente artigo tem por objetivo compreender a Reforma do Ensino Médio nas redes estaduais de ensino no Brasil a partir de um levantamento bibliográfico realizado em três plataformas digitais de busca, a saber: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); portal Periódicos CAPES; e Google Acadêmico. Uma vez selecionados os trabalhos, estes foram submetidos à análise de conteúdo conforme estabelecida por Bardin (2011), de modo a identificar categorias de análise. Mediante tais procedimentos, foram identificadas três categorias de análise: ausência de diálogo com os sujeitos da educação e autoritarismo na reforma; mudanças curriculares e ensino integral; e, por fim, atuação e ingerência dos setores privados.
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