A REFORMA DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Redes Estaduais, Levantamento bibliográfico

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a Reforma do Ensino Médio nas redes estaduais de ensino no Brasil a partir de um levantamento bibliográfico realizado em três plataformas digitais de busca, a saber: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); portal Periódicos CAPES; e Google Acadêmico. Uma vez selecionados os trabalhos, estes foram submetidos à análise de conteúdo conforme estabelecida por Bardin (2011), de modo a identificar categorias de análise. Mediante tais procedimentos, foram identificadas três categorias de análise: ausência de diálogo com os sujeitos da educação e autoritarismo na reforma; mudanças curriculares e ensino integral; e, por fim, atuação e ingerência dos setores privados.

Biografias Autor

André Randazzo Ortega, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor de educação básica na rede privada de ensino.

Rayane Oliveira da Silva, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Joana D’arc Germano Hollerbach, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Viçosa (PPGE-UFV). Orientadora da pesquisa.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Ortega, A. R. ., Silva, R. O. da ., & Hollerbach, J. D. G. . (2023). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.190–202. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1078

Edição

Secção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN