PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:

ESTUDOS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A)

Autores

Palavras-chave:

Planejamento educacional, Formação, Pesquisa.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da importância do Planejamento Educacional, e o necessário processo de inserção do tema na formação do pedagogo(a). Para alcançar o objetivo proposto, desenvolveu-se um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa bibliográfica, ressaltando os principais pressupostos a partir dos estudos de autores que discutem o tema, em relação às políticas públicas educacionais, o monitoramento e a avaliação dos planos educacionais e sua relevância na formação do pedagogo (a), em nível de graduação, envolvendo tanto o desenvolvimento de ações de ensino, quanto de pesquisa. Como resultados preliminares, destaca-se que o monitoramento e a avaliação são temas essenciais, sendo evidenciados nas pesquisas e publicações nos dias atuais e, incluí-los nos cursos de formação de pedagogos(as), contribuirá sobremaneira para a formação dos profissionais que atuarão no campo educacional, propiciando análises das políticas educacionais, durante seu percurso de formação e atuação profissional.

Biografias Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro , Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Docente efetiva e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Membro atuante do Geplage UEMG-Passos - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Karina Elizabeth Serrazes, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara). Docente efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Líder do Geplage UEMG-Passos - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Paola de Freitas Alves Machado, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica de Passos. Membro atuante do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UEMG.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Vicentina de Jesus Ribeiro , E., Elizabeth Serrazes, K. . ., & de Freitas Alves Machado, P. . (2024). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: : ESTUDOS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A). Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.249–261. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1152

Edição

Secção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.