PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Monitoramento, Avaliação, Planejamento Educacional, Plano, Região nordeste

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UFSCar campus Sorocaba/SP, que tem como objetivo principal analisar a percepção da Comissão Coordenadora do Monitoramento e Avaliação quanto a agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamento para correção de fluxos, conforme metas delineadas em seus Planos Municipais de Educação e a gestão participativo-democrática propriamente dita, observando as regiões brasileiras e culminando na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa a partir do quadro de análise avaliação de processos, tendo a análise documental como técnica inicial.

Biografia do Autor

Petula Ramanauskas Santorum e Silva , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela UFSCar Campus Sorocaba.

Thiago de Melo Martins, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela USCAR Campus Sorocaba.

Noemia de Carvalho Garrido, UTAD - Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutora em Educação pela Universidade UTAD.

Rute de Carvalho Angelini, UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Mestra em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo-UNISAL.

Aimê Heloina Candido da Silva Santos , UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Mestrado Profissional em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Silva , P. R. S. e ., Martins, T. de M. . ., Garrido, N. de C. . ., Angelini, R. de C. . ., & Santos , A. H. C. da S. . (2022). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.71–88. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1029

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Seção

PALESTRAS - MESAS TEMÁTICAS (PAINÉIS)