PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
Palavras-chave:
Monitoramento, Avaliação, Planejamento Educacional, Plano, Região nordesteResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UFSCar campus Sorocaba/SP, que tem como objetivo principal analisar a percepção da Comissão Coordenadora do Monitoramento e Avaliação quanto a agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamento para correção de fluxos, conforme metas delineadas em seus Planos Municipais de Educação e a gestão participativo-democrática propriamente dita, observando as regiões brasileiras e culminando na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa a partir do quadro de análise avaliação de processos, tendo a análise documental como técnica inicial.
Referências
ALMEIDA, A. J. et al. Análise das Metas do Plano Municipal de Educação de Quixadá-CE à Luz do PNE, da Legislação e do Documento Norteador. 2018. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação. 8. 10.17648/fineduca-2236-5907-v8-76983. Disponível em : https://www.researchgate.net/publication/324622173_Analise_das_Metas_do_Plano_Municipal_de_Educacao_de_Quixada-CE_a_Luz_do_PNE_da_Legislacao_e_do_Documento_Norteador Acesso em: 26 mar. 2022.
ANDRADE, C. B. de. Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual (PPA) e do orçamento no governo do estado de Sergipe: desafios para a transparência' 20/12/2016 undefined f. Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Instituição de Ensino: Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasília Biblioteca Depositária: Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12141 Acesso em: 22 fev. 2022.
ARANDA, M. A. de M.; PRZYLEPA, M.; MAIA, E. T. da. Atuação do conselho de educação no controle social dos planos decenais. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 735-750, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13346. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13346/9000 Acesso em: 01 mar. 2022.
ARANDA, M.A.; RODRIGUES, E.S.S.; MILITÃO, S.C.N. Monitoramento e Avaliação dos Planos Decenais de Educação: a produção do conhecimento no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e69767, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69767/40376 Acesso em: 01 mar. 2022.
AZEVEDO, J.A.; SANTOS, I.M. Reflexões sobre o planejamento educacional em Alagoas. In IX Encontro Alagoano de Pesquisa Educacional (EPEAL / V Encontro Alagoano de Ensino de Ciências//III Encontro Regional da ANPAE- seccional de Alagoas,27/11 a 29/11/2019, Alagoas,2019. Disponível em : https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-67688428fe92cc61a9e00eb59768058367fc6858-segundo_arquivo.pdf Acesso em: 21 fev. 2022.
BARBOSA, M.O.; FUMES, N.L.F. Educação especial no município de Maceió-AL: a fragilidade das políticas públicas. Caderno Cedes, v. 38, n. 106, p. 281-298, set. Dez, 2018, Campinas-SP,2018.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/WGbsmVhyzwBtmK4bP9THVnB/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 21 fev. 2022.
BARROS, M. A. D. Avaliação de Impacto de Políticas Públicas: uma análise do programa de investimento em infraestrutura escola digna no maranhão no período 2015-2017. 101 f. (Dissertação) Mestrado Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas: Fundação Getúlio Vargas, FGV. 2019. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/28556/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Marcello%20A%20Duailibe%20Barros.pdf. Acesso em: 09 mar. 2022.
BORGES, M.; CONCEIÇÃO, S. (2017). Planos Municipais de Educação (PMEs): restrições políticas, econômicas e metodológicas no processo de elaboração e acompanhamento em municípios baianos. Educação Unisinos. 21. 10.4013/edu.2017.212.01. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319585633_Planos_Municipais_de_Educacao_PMEs_restricoes_politicas_economicas_e_metodologicas_no_processo_de_elaboracao_e_acompanhamento_em_municipios_baianos . Acesso em: 06 mar. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 12 fev. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 12 fev. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei n.8.069 de 13 de julho de 1990.Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 12 fev. 2022.
BRASIL. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. – Brasília- DF: Inep/MEC, 2018. ISBN 978-85-7863-061-4 (impresso). – ISBN 978-85-7863-062-1. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/plano-nacional-de-educacao/relatorio-do-2o-ciclo-de-monitoramento-das-metas-do-pne-2018 Acesso em: 12 fev. 2022.
BRASIL. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação–2020, [recurso eletrônico], Brasília/DF: Inep/MEC,2020. ISBN 978-65-5801-009-8. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_terceiro_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf Acesso em: 12 fev. 2022.
CARVALHO, R.B. A educação de jovens e adultos nos planos municipais de Educação: avanços e desafios da gestão participativa no Extremo oeste da Bahia. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação. 2018. Disponível em: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/bitstream/20.500.11896/1115/1/DISSERTACAO%20ROMENIA%20BARBOSA%20DE%20CARVALHO%2020%20pdf.txt . Acesso em: 02 mar 2022.
CAVALCANTI, C. DA S.; MELO, D. V. DE; SANTOS, A. L. F. DOS. Planos Municipais De Educação: Uma Análise Sobre A Construção E Implementação Em Araçoiaba E Ipojuca. Seminários Regionais da ANPAE, nº 5, 2018, ISSN 2595-5705. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero5/1comunicacao/Capitulo01/CarolinedaSilvaCavalcanti-Eixo1Com.pdf Acesso em: 01 mar. 2022.
COSTA, E. A. S; FURTADO, E.D.P; COSTA, E.S. Avaliação do diagnóstico local no plano municipal de Educação de Horizonte/ CE: Que lugar ocupa a EJA? In: VI Congresso Internacional em Avaliação. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24673 Acesso em: 26 mar. 2022.
FALBO, R. de A. Mapeamento Sistemático. In: Katia Felizardo; Elisa Nakagata; Sandra Fabbri; Fabiano Ferrari. (Org.). Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software: Teoria e Prática. 1ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 79-98. Disponível em http://claudiaboeres.pbworks.com/w/file/fetch/133747116/Mapeamento%20Sistem%C3%A1tico%20-%20v1.0.pdf Acesso em: 01 mar. 2022.
FIGUEREDO, E. C. M. CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO: um estudo sobre a participação dos conselheiros na gestão do Plano Municipal de Educação no município de Paco do Lumiar – MA. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Maranhão. 2020. Disponível em : https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10526523 Acesso em : 26 mar. 2022.
FONTES, V. L. O Plano Nacional de Educação (PNE) e Planos Municipais de Educação (PMEs): paráfrase, polissemia e sentidos de alfabetização e letramento. Mestrado em Educação. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Vitória da Conquista, 2018. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wpcontent/uploads/2018/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Virginia.pdf . Acesso em: 01 mar. 2022.
FREIRE, A. M. dos S; SILVA, A. F. da. Educação, Avaliação Externa e bonificação: uma análise dos planos municipais de Educação de Crato, Juazeiro e Barbalha (CRAJUBAR). In: VII Seminário em Pesquisa em Política e da Gestão. (2018). Disponível em : http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/5/5a/AVALIACAO_EXTERNA_E_BONIFICACAO_UMA_ANALISE_DOS_PLANOS_MUNICIPAIS_DE_EDUCACAO_DOS_MUNICIPIOS_DE_CRATO%2C_JUAZEIRO_E_BARBALHA_%28CRAJUBAR%29.pdf Acesso em : 26 mar. 2022.
LIMA, A. B. de; RAIMANN, A.; OLIVEIRA, C. A. V. de; RAIMANN, E. G. Planos de educação - processos, condições e situações. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 698–703, 2020. DOI: 10.21723/ria. v15 sp.1.13343. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13343. Acesso em: 1 mar. 2022.
LIMA, P. G. O planejamento da educação brasileira (PNE 2001-2024). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 704–718, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13344. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13344. Acesso em: 1 mar. 2022.
LIMA, W. C. P. Análise do plano municipal de educação da cidade de Água Branca PI. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59053 . Acesso em: 27/03/2022 12:12
MACIEL, C. M. L. A.; NASCIMENTO, G. d. C., ROCHA, A. R. (2019). Gestão Democrática da Educação nos Sistemas de Ensino do Núcleo Territorial de Educação de Itabuna-BA: Uma Análise à Luz dos Planos de Educação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 20(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n1p15-20 Acesso em 06 mar. 2022.
Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, no 7 (2019). Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/817 8. Acesso em: 06 mar. 2022.
MAIA, D. M. O.; AZEVEDO, J. M. L. DE. O Planejamento E A Gestão Democrática Da Educação. Uma Análise Comparativa A Partir Do PME Do Município De Olinda. Seminários Regionais da ANPAE, nº 5, 2018, ISSN 2595-5705. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero5/1comunicacao/Capitulo01/DalilaMarinaOliveiraMaia-Eixo1Com.pdf Acesso em: 01 mar. 2022.
NOBERTO DA SILVA, O. O.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G. Percepção dos professores de educação especial acerca do plano nacional e dos planos municipais de educação. Práxis Educacional, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 228-245, 2019. DOI10.22481/políticas. v15i35.5679. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5679 . Acesso em: 7 mares. 2022.
NOVAIS, E. da S. P.; MENDONÇA, D. F. C. Monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Iguaí/BA: Do golpe de 2016 ao contexto do COVID-19. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 86-110, 2020. DOI: 10.22481/poliges. v1i1.8264. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8264 . Acesso em: 7 mares. 2022.
RIBAS, G. F.; PIRES, E. D. P. B.; ARAÚJO, S. B. A educação inclusiva no município de Itapetinga-BA: avanços e desafios de uma política em ação. Revista Êxitos, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020006, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1150. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1150. Acesso em: 7 mares. 2022.
ROCHA, N. C. Elaboração do Plano Municipal de Educação (2015-2025) no município de Pau dos Ferros-RN. 28/02/2018 175 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Mossoró Biblioteca Depositária: UERN/BC Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/poseduc-disserta%C3%A7oes-2015/arquivos/4223nayanne_costa_rocha.pdf Acesso em: 01 mar. 2022.
RUS PEREZ, J. R. Por que pesquisar implementação de políticas educacionais atualmente? Educ. Soc., Campinas, v.31, n.113, p.1179-1193, out – dez.2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/gCjwL6rYr6sHpMPBGTwL73c/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 01 mar. 2022.
SERRA, D. C. SERRA, I. M. R. S. Gestão democrática no plano estadual da educação e nos PMES do Maranhão-Brasil sob o prisma das políticas educativas como ação pública. Atas do 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. p. 1017 – 1022, 2019. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2391/2290. Acesso em: 09 mar. 2022.
SILVA, L. A. DA. A participação da sociedade civil no planejamento educacional: o caso do Plano Municipal de Educação em um município do sertão de Alagoas, 16/12/2019 177 f. Doutorado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal de Alagoas, Maceió Biblioteca Depositária: Biblioteca Central Ural. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8407790 Acesso em: 22 fev. 2022.
SILVA, S.A.DA. O sistema público de educação infantil da cidade de Arapiraca/AL,14/02/2020 118 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal de Alagoas, Maceió Biblioteca Depositária: Biblioteca Central Ural. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9778083 Acesso em: 22 fev. 2022.
SILVA, E. S. DA; SANTOS, A. L. F. DOS. O Plano Municipal De Educação Da Cidade De Camaragibe/PE: Analisando O Processo De Construção E Articulação Das Metas Com O PNE. Seminários Regionais da ANPAE, nº 5, 2018, ISSN 2595-5705. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero5/1comunicacao/Capitulo01/EmanuelleSantanadaSilva-Eixo1Com.pdf Acesso em: 01 mar. 2022.
SILVA, J. DO N.; MARQUES, L. R. Plano Municipal De Educação Do Recife (2015-2025): Evidenciando Um Cenário De Disputa. Seminários Regionais da ANPAE, nº 5, 2018, ISSN 2595-5705. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero5/1comunicacao/Capitulo01/JessicaDoNascimentoSilva-Eixo1com.pdf Acesso em: 01 mar. 2022.
SILVA, O.; M, T.; BORDAS, M. (2019). Condições de trabalho docente nos planos municipais do Piemonte da Diamantina - Bahia. Revista Teias. 20. 10.12957/teias.2019.38209. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334311997_CONDICOES_DE_TRABALHO_DOCENTE_NOS_PLANOS_MUNICIPAIS_DO_PIEMONTE_DA_DIAMANTINA_-_BAHIA . Acesso em: 06 mar. 2022.
SOARES, R. L. C. Um olhar sobre o acesso à Educação Infantil no Território de Identidade de Vitória da Conquista - BA. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Vitória da Conquista, 2017. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2017/12/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Relva-Lopes-Chaves-Soares-ok.pdf . Acesso em :02 mar. 2022
SOUSA, J. D. A. de. O plano municipal de educação no contexto de município de pequeno porte do Alto-Sertão paraibano: limites e possibilidades da participação democrática. Dissertação de Mestrado, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13675. Acesso em: 26/03/2022.
UESB. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. GEPRAXIS. Vol. 7, no 7 (2019). Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/817 8 Acesso em: 06 mar. 2022.
UFSCAR. Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba/SP. GEPLAGE. 2020. Não disponível on-line.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.