AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO:

AVALIAR OU PROMOVER?

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Alfabetização, Letramento.

Resumo

Este trabalho é um estudo de diferentes concepções sobre avaliação, alfabetização e letramento com o objetivo de promover um pensamento sobre o processo avaliativo dentro do ciclo de alfabetização. As concepções de Magda Soares (2012), Cagliari (2009) e Luckesi (2002) fazem parte desse estudo, orientando uma reflexão dialógica da prática pedagógica de professores, principalmente os alfabetizadores. Nesse sentido se faz necessário uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão com o objetivo de despertar novas pesquisas na área e no fazer pedagógico em sala de aula, fomentando subsídios teórico-práticos para os docentes e para a comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Ivo Gustavo de Paiva Siqueira

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Especialista em Gestão Escolar pela UNINTER. Professor efetivo da rede municipal de Juazeiro do Norte – CE.

Marcos Paulo de Oliveira Sobral , Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Gustavo de Paiva Siqueira, I. ., & Paulo de Oliveira Sobral , M. . (2024). AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO: : AVALIAR OU PROMOVER? . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.273–285. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1163

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN