O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Authors

  • Ana Júlia Ferreira de Souza UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Mossoró
  • Fernanda Patrícia Cirilo Marques UNOPAR-Mossoró

Keywords:

Gestor escolar, Avaliação, Qualidade

Abstract

O objetivo desta pesquisa é compreender o papel do gestor escolar na gestão, avaliação e qualidade da educação considerando a perspectiva da gestão democrática. Para tanto, faz-se necessário ressaltar os objetivos específicos: discutir conceitualmente os pilares de transformação da gestão democrática; analisar como a avaliação pode contribuir para um ensino democrático de qualidade; e identificar como o gestor escolar contribui para uma gestão democrática no cotidiano escolar. A reflexão sobre como o gestor escolar pode estimular formas de utilização das avaliações como indicador unilateral da qualidade de educação leva ao entendimento de que a avaliação institucional das escolas não deve ser concebida como um objetivo numérico, mas sim como meio de buscar melhorias e aprimorar as políticas educacionais.

Author Biographies

Ana Júlia Ferreira de Souza, UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Mossoró

Graduanda em Pedagogia – (UERN-Mossoró).

Fernanda Patrícia Cirilo Marques, UNOPAR-Mossoró

Graduada em Administração – (UFERSA-Mossoró), Graduada em Pedagogia – (UNOPAR-Mossoró), Pós-Graduada em Comunicação e Marketing – (UNOPAR-Mossoró), Pós-Graduanda em Alfabetização e Letramento Escolar – (UNOPAR-Mossoró).

Published

2023-05-26

How to Cite

Souza, A. J. F. de ., & Marques, F. P. C. . (2023). O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.385–390. Retrieved from https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1104

Issue

Section

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN