AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA OS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URCA

Authors

Keywords:

Programa Residência Pedagógica, Formação inicial, Prática docente.

Abstract

Este artigo aborda a relevância do programa de Residência Pedagógica na formação docente dos universitários da Universidade Regional do Cariri (URCA). O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma estratégia fundamental para integrar teoria e prática, proporcionando aos futuros professores uma vivência enriquecedora no ambiente escolar. Desta forma a presente pesquisa busca analisar as contribuições do PRP para a formação inicial dos educandos do curso de Ciências Biológicas da URCA. Para isso, a metodologia foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório. O presente artigo contou com a participação de alunos do curso de Ciências Biológicas da URCA que participaram do Programa. Em síntese, os resultados obtidos destacam os benefícios dessa experiência na preparação dos estudantes para os desafios da educação contemporânea, promovendo uma reflexão crítica sobre a prática docente.

Author Biography

Maria Aparecida Barbosa de Sousa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA, Missão Velha.

Published

2024-05-24

How to Cite

Aparecida Barbosa de Sousa, M. . (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA OS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URCA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.305–309. Retrieved from https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1157

Issue

Section

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.