AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA OS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URCA

Autores/as

Palabras clave:

Programa Residência Pedagógica, Formação inicial, Prática docente.

Resumen

Este artigo aborda a relevância do programa de Residência Pedagógica na formação docente dos universitários da Universidade Regional do Cariri (URCA). O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma estratégia fundamental para integrar teoria e prática, proporcionando aos futuros professores uma vivência enriquecedora no ambiente escolar. Desta forma a presente pesquisa busca analisar as contribuições do PRP para a formação inicial dos educandos do curso de Ciências Biológicas da URCA. Para isso, a metodologia foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório. O presente artigo contou com a participação de alunos do curso de Ciências Biológicas da URCA que participaram do Programa. Em síntese, os resultados obtidos destacam os benefícios dessa experiência na preparação dos estudantes para os desafios da educação contemporânea, promovendo uma reflexão crítica sobre a prática docente.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Barbosa de Sousa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA, Missão Velha.

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Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Aparecida Barbosa de Sousa, M. . (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA OS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URCA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.305–309. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1157

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR

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