ESTADO DO CONHECIMENTO

PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE

Autores/as

Palabras clave:

Planejamento Educacional, Monitoramento, Estado do conhecimento

Resumen

O presente artigo refere-se a pesquisa em torno da temática Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba, organizado pelo GEPLAGE - Grupo de Estudo e Pesquisa Estado Política Planejamento e Gestão da Educação. Inserindo-se na pesquisa, por meio do Grupo Geplage UEMG/Passos, num trabalho colaborativo em rede, os autores analisaram publicações referentes à região sudeste do Brasil, quanto à agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e avaliação e encaminhamentos para a correção destes fluxos, conforme as metas delineadas em nos Planos Municipais de Educação (PMEs). Como metodologia optou-se pela pesquisa tipo estado do conhecimento, centralizando os estudos nas principais plataformas de publicações de teses, dissertações e artigos científicos de qualis A1 a B1, com descritores definidos dentro do marco temporal de 2015-2020. Identificou-se nesta pesquisa um número considerável de publicações que contribuem sobremaneira nos estudos referentes à temática estabelecida.

 

Biografía del autor/a

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro , UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE UEMG/ Passos – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e Docente da Área de Didática e Avaliação da Aprendizagem, junto à UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Passos-MG.

Karina Elizabeth Serrazes , UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Araraquara (2016), membro do GEPLAGE UEMG/ Passos – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e docente da área de Políticas Públicas e Gestão da Educação, junto à UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Passos-MG.

Nara Camila Correia , UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo - Campus Leste. graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e membro discente do GEPLAGE UEMG/ Passos – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

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Archivos adicionales

Publicado

2022-05-27

Cómo citar

Ribeiro , E. V. de J. ., Serrazes , K. E. ., & Correia , N. C. . (2022). ESTADO DO CONHECIMENTO: PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.37–56. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1027

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PALESTRAS - MESAS TEMÁTICAS (PAINÉIS)