AVALIAÇÕES EXTERNAS E CURRÍCULO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores/as

Palabras clave:

Política Educacional, Avaliação Externa, Base Nacional Comum.

Resumen

As avaliações externas e a Base Nacional Comum Curricular são o centro das políticas educacionais contemporâneas, direcionando mudanças na organização da escola pública. Esta pesquisa tem como objetivo problematizar a centralidade das avaliações externas e do currículo no processo de gestão da escola, na estruturação da dinâmica escolar, no currículo e nos modelos de avaliação que são vivenciados na escola pública. A abordagem qualitativa foi o instrumento utilizado para a realização da pesquisa, por meio de um levantamento de estudos e legislação que tratam da discussão. Como resultados, pode-se destacar que o currículo escolar é padronizado e prescritivo por meio da Base Nacional Comum Curricular e as avaliações são realizadas mediante o paradigma das avaliações externas, como o SAEB, reduzindo experiências, vivências e construções dinâmicas na escola.

Biografía del autor/a

Matheus Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões. Membro do GAE (Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional.

Givanildo da Silva , Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela UFPB. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Integrante do GAE (Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional).

Archivos adicionales

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Vieira da Silva, M. ., & da Silva , G. . (2024). AVALIAÇÕES EXTERNAS E CURRÍCULO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.239–248. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1149

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN