AVALIAÇÕES EXTERNAS E CURRÍCULO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Palavras-chave:
Política Educacional, Avaliação Externa, Base Nacional Comum.Resumo
As avaliações externas e a Base Nacional Comum Curricular são o centro das políticas educacionais contemporâneas, direcionando mudanças na organização da escola pública. Esta pesquisa tem como objetivo problematizar a centralidade das avaliações externas e do currículo no processo de gestão da escola, na estruturação da dinâmica escolar, no currículo e nos modelos de avaliação que são vivenciados na escola pública. A abordagem qualitativa foi o instrumento utilizado para a realização da pesquisa, por meio de um levantamento de estudos e legislação que tratam da discussão. Como resultados, pode-se destacar que o currículo escolar é padronizado e prescritivo por meio da Base Nacional Comum Curricular e as avaliações são realizadas mediante o paradigma das avaliações externas, como o SAEB, reduzindo experiências, vivências e construções dinâmicas na escola.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.