MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE SUJEITOS IDOSOS DA EJAI EM MACEIÓ – AL

Autores/as

Palabras clave:

Memórias de escolarização, Mulheres-idosas, EJAI.

Resumen

Este estudo é um recorte do trabalho de conclusão do curso, de Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas. Portanto, o presente trabalho busca compreender as trajetórias de vida e de escolarização de mulheres idosas da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), no município de Maceió, no sentido de entender como se relacionam com a escola na terceira idade. Partimos da seguinte problemática: o que narra os sujeitos idosos da EJAI, em Maceió, em relação às suas trajetórias escolares e de vida? Para responder a essa questão foram realizadas entrevistas narrativas com três sujeitas/mulheres-idosas, na intenção de construir um espaço de escuta atenta e interessada das vozes que ecoaram no momento de entrevista. Os achados demonstraram a negação da infância, e das juventudes dessas mulheres, e por consequência, o direito de estudar. E é na velhice, onde as tramas da educação escolar se configuram como uma oportunidade de ler e escrever.

 

Biografía del autor/a

Alexsandra da Silva Santos

Graduada pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Archivos adicionales

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

da Silva Santos, A. . (2024). MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE SUJEITOS IDOSOS DA EJAI EM MACEIÓ – AL . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.344–355. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1158

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.