MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE SUJEITOS IDOSOS DA EJAI EM MACEIÓ – AL
Palavras-chave:
Memórias de escolarização, Mulheres-idosas, EJAI.Resumo
Este estudo é um recorte do trabalho de conclusão do curso, de Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas. Portanto, o presente trabalho busca compreender as trajetórias de vida e de escolarização de mulheres idosas da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), no município de Maceió, no sentido de entender como se relacionam com a escola na terceira idade. Partimos da seguinte problemática: o que narra os sujeitos idosos da EJAI, em Maceió, em relação às suas trajetórias escolares e de vida? Para responder a essa questão foram realizadas entrevistas narrativas com três sujeitas/mulheres-idosas, na intenção de construir um espaço de escuta atenta e interessada das vozes que ecoaram no momento de entrevista. Os achados demonstraram a negação da infância, e das juventudes dessas mulheres, e por consequência, o direito de estudar. E é na velhice, onde as tramas da educação escolar se configuram como uma oportunidade de ler e escrever.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.