AS IMPLICAÇÕES DA BNCC E SUA RELAÇÃO COM AS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA

Autores/as

Palabras clave:

BNCC, Políticas de Avaliação, Padronização Curricular.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre a relação entre as avaliações externas em larga escala e a base nacional comum curricular. Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se a pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo de Bardin. Desse modo, tendo em vista o processo sócio-histórico, político e econômico em que a base comum foi construída, compreende-se que ela está alinhada aos mesmos interesses das políticas avaliativas de monitoramento da qualidade do ensino. Nesse sentido, ela atua como instrumento padronizado que orienta qual conteúdo deve ser ensinado nas escolas e como os estudantes devem aprender, com o intuito de atingir as metas quantitativas e, consequentemente, as perspectivas atuais do Estado neoliberal.

Biografía del autor/a

Deane Taiara Soares Honório , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestra em Educação pela UFAL- campus A.C Simões. Pedagoga, pela UNEB VIII.

Fernanda Karina Souto Maior de Melo , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestra em Educação pela UFAL- campus A.C Simões. Pedagoga, pela UFAL.

Edva Emanuelle Gomes da Silva , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestra em Educação pela UFAL- campus A.C Simões. Pedagoga, pela UFAL.

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Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Taiara Soares Honório , D. ., Karina Souto Maior de Melo , F. ., & Emanuelle Gomes da Silva , E. . (2024). AS IMPLICAÇÕES DA BNCC E SUA RELAÇÃO COM AS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.489–494. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1179

Número

Sección

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN