A CONCEPÇÃO SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO INTEGRADOR NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL:

UM PRODUTO DA NARRATIVA DOCENTE LOCAL

Autores/as

Palabras clave:

Narrativas Docentes, Políticas Públicas, Tempo Integral.

Resumen

Propor educação integral em tempo integral constitui hoje um complexo desafio para as redes e sistemas públicos de ensino e aprendizagem ao refletir sobre a multidimensionalidade humana a qual demanda, entre outras vertentes, uma integração propositiva entre as práticas didáticas interdisciplinares e a dinâmica sociocultural local. Neste ínterim, aportadas em documentos normativos e teóricos como Oliveira (2011), Derossi e Ferreira (2020) e Moreira, Anunciato e Viana (2020), o presente estudo de método qualitativo e fonte narrativa pretende socializar a construção da Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral da Rede Municipal de Paripueira/AL a partir do acolhimento das experiências docentes envolvidas e articuladas aos estudos do Comitê Gestor Local.

Biografía del autor/a

Rosely Maria Morais de Lima Frazão, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões. Membro do Grupo de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância (TICFORPROD/UFAL). Diretora de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Educação de Paripueira/AL.

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP) com pós-doutoramento pela Universidade do Minho Portugal. Docente do PPGE /UFAL e Coordenadora do Grupo de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância (TICFORPROD/UFAL).

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Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Maria Morais de Lima Frazão, R. ., & Aparecida Pereira Viana, M. . (2024). A CONCEPÇÃO SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO INTEGRADOR NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: : UM PRODUTO DA NARRATIVA DOCENTE LOCAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.417–426. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1168

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES