POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO E EXAMES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A VISIBILIDADE INVISÍVEL DA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO
Keywords:
SAEB, Conhecimento educacionalAbstract
O texto apresenta a dimensão propositiva da Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica em avaliar a qualidade da educação por meio de uma de suas avaliações integrantes, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, edição 2019. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa documental divulgada em relatórios de resultados, a discussão se volta para o tipo de efeito de qualidade gerado pela visibilidade da pontuação alcançada pela escola. Essa circunstância faz brotar aspectos do invisível que lhe é constitutivo sobre o desempenho dos estudantes nas áreas avaliadas. Por fim, o discurso gerencial por resultados visíveis em ranking entre escolas tem fortalecido a invisibilidade sobre o desempenho real em relação ao desempenho esperado dos estudantes
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.