POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO E EXAMES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A VISIBILIDADE INVISÍVEL DA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

SAEB, Conhecimento educacional

Resumen

O texto apresenta a dimensão propositiva da Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica em avaliar a qualidade da educação por meio de uma de suas avaliações integrantes, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, edição 2019. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa documental divulgada em relatórios de resultados, a discussão se volta para o tipo de efeito de qualidade gerado pela visibilidade da pontuação alcançada pela escola. Essa circunstância faz brotar aspectos do invisível que lhe é constitutivo sobre o desempenho dos estudantes nas áreas avaliadas. Por fim, o discurso gerencial por resultados visíveis em ranking entre escolas tem fortalecido a invisibilidade sobre o desempenho real em relação ao desempenho esperado dos estudantes

Biografía del autor/a

Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, UFMS -Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos), com Pós-Doutorado pela mesma universidade (campus Sorocaba). Professora Associada de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas. Docente da Linha de Pesquisa em Políticas, Gestão e Avaliação da Educação.

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Publicado

2023-05-26

Cómo citar

Moreira, R. dos S. M. . (2023). POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO E EXAMES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A VISIBILIDADE INVISÍVEL DA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.lv-lxvi. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1128

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