QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE NO ENADE:
EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO
Palabras clave:
Questionário do estudante, ENADE, Gestão educacionalResumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar a trajetória da estrutura dos Questionários do Estudante (QE) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Para isso, foram analisados todos os QE (2004 a 2021). A partir dos microdados disponibilizados publicamente pelo MEC/INEP foram realizadas análises automatizadas por algoritmos computacionais escritos em Linguagem de Programação Python, além das análises personalizadas. Fazem parte dessas análises, análise de conteúdo. Dentre os principais achados da pesquisa destaca-se a existência de um sólido sistema de avaliação da educação superior, mesmo diante de aspectos a serem aprimorados, como por exemplo, o registro dos dados do QE publicados e a frequente alteração da estrutura do QE. Sugere-se ao MEC/INEP revisão do QE, especialmente quanto à padronização da ordem crescente ou decrescente de positividade das alternativas das questões e revisão dos microdados do ENADE, especialmente quanto aos enunciados do QE, deixando as informações idênticas àquelas apresentadas aos estudantes no momento do preenchimento do QE.
Citas
ALVES, Marcelo Franca. Os cursos de licenciatura em rede educacional privada: reflexões sobre o questionário do estudante no ENADE. 2022. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado em Educação, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho, 2022. Disponível em: https://biblioteca.sophia.com.br/9198_RI/index.html. Acesso em: 30 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria Normativa 1.442, de 9 de dezembro de 2016. Disciplina os procedimentos para apuração de denúncias de irregularidades praticadas pelas Instituições de Educação Superior - IES no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/guest/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22188950/do1-2016-12-12-portaria-n-1-442-de-9-de-dezembro-de-2016-22188848. Acesso em: 30 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 30 ago. 2021.
CANAN, Silvia Regina; ELOY, Vanessa Taís. Política de avaliação em larga escala: o ENADE interfere na gestão dos cursos? Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR, v. 11, n. 3, p. 621 - 640, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/894/89446960006/html/. Acesso em: 30 ago. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597012934. Acesso em: 30 ago. 2021.
PILLATT, Fábio Roberto. SINAES de regulação e SINAES de emancipação: o impacto da avaliação institucional no desenvolvimento da educação superior brasileira. 2017. Tese (Doutorado) - Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste (UNIJUÍ), Ijuí, 2017. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNIJ_9eb2abf58bf449240a48f8e7957cc621. Acesso em: 30 ago. 2021.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.