PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA:
PERCEPÇÕES DOS ATORES SOCIAIS EM ITAPETININGA/SP
Palabras clave:
Monitoramento, Avaliação, Controle Social.Resumen
O artigo consiste em explicitar a terceira etapa da pesquisa Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP, desenvolvida pelo GEPLAGE - UFSCar/Sorocaba, e tem como objetivo analisar o monitoramento e a avaliação da educação no município de Itapetininga-SP a fim de compreender as percepções dos atores envolvidos no processo, tendo foco na atuação das comissões responsáveis, como Conselho Municipal de Educação, Equipe Técnica e Comissão Coordenadora, quanto aos alinhamentos que chegaram aos municípios. A metodologia utilizada foi qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir de trabalhos publicados sobre a temática e discussões de dados dos questionários aplicados a membros do CME e entrevistas às equipes responsáveis. Como resultados, encontramos que o processo de monitoramento e avaliação, embora, conhecido e estudado, requer consolidação no município, a partir de práticas constantes de sua implementação.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.