AVALIAÇÃO EXTERNA E OS DESAFIOS PARA A ESCOLA
Palabras clave:
Avaliação de sistema, Recontextualização, Uso de Resultados da Prova Brasil.Resumen
Este trabalho é resultado parcial de uma pesquisa em andamento, na qual se investiga a relação dos resultados da avaliação externa e o currículo escolar. Pelo fato de abordar a investigação de uma política nacional de avaliação da educação básica, se observou no decorrer da pesquisa a necessidade de uma compreensão aprofundada sobre os resultados da Prova Brasil-SAEB no sentido de ir além da pontuação como resultado final. Ou seja, observar se os resultados alcançados no ensino fundamental 1 é crescente a ponto de subsidiar a pontuação no ensino fundamental 2 em uma mesma escola. Para tanto, utilizou-se do entendimento em Ball(2016) sobre a recontextualização do texto da política para apropriação, interpretação e reinterpretação dos resultados no âmbito da instituição escolar. Enfim, buscamos apontar quais são, ainda, os desafios para tradução dos resultados das políticas de avaliação de sistema considerando que estas não se encerram com a divulgação dos resultados.