O CONCEITO DE QUALIDADE SOCIAL E O ENSINO ESCOLAR
Palabras clave:
Qualidade total., Qualidade social, Qualidade do ensinoResumen
O objetivo deste estudo foi investigar o conceito de "qualidade social" e verificar se a sua especificidade guarda sentido unívoco, uma vez que evoca o conceito "social" como fator de distinção. Portanto, este estudo do tipo bibliográfico se deu por meio da abordagem qualitativa e o referencial conceitual para a análise dos dados, aportou-se em autores como Libâneo (2006; 2013), Gadotti (2009; 2013) e Wood (1999), por apresentarem estudos consolidados no meio científico sobre a temática. Sem pretensão de esgotar o assunto, concluiu-se que até mesmo o conceito de "qualidade social" - entre educadores, pesquisadores, organizações da sociedade civil e instituições escolares que fazem uso do termo - apresenta caráter polissêmico, não importando a distinção que se faça do mesmo.
Citas
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GADOTTI, M. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
GADOTTI, M. Qualidade na Educação: Uma Nova Abordagem. In: Anais do Congresso de Educação Básica: Qualidade na Aprendizagem. Florianópolis, SC: 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/yamxk8s8. Acesso em: 20 abr. 2015.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Buscando a qualidade social do ensino. In: LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2013.
LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, vol. 38, n. 1, 2012.
LIBÂNEO, J. C. Sistema de ensino, escola, sala de aula: onde se produz a qualidade das aprendizagens? In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. v. 7. São Paulo: Cortez, 2006.
REY, F. G. Pesquisa qualitativa e subjetividade. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.
SILVA, M. A. da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, 2009. Disponível em: https://tinyurl.com/yb5nf8u4. Acesso em: 30 abr. 2020.
WOOD, E. M. O que é a agenda “pós-moderna”? In: WOOD, E. M.; FOSTER, J. B. (Orgs.). Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
UNDIME. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. 2020. Disponível em: <https://undime.org.br/noticia/missao>. Acesso em: 30 abr. 2020.