O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ – PA
Palabras clave:
Descentralização, Autonomia, ParticipaçãoResumen
Este trabalho é resultante de uma pesquisa de dissertação, cujo objetivo foi analisar as implicações do Plano de Ações Articuladas - PAR na gestão escolar da rede de ensino do município de Cametá-PA, no tocante à democratização por meio de Conselhos Escolares - CE’s. O trabalho orientou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa e teve como técnicas a revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada. A implantação do PAR no município de Cametá revelou um processo de gestão gerencial, pois o município foi induzido a aderir à política em troca de assessoria técnica e financeira do MEC. Não houve mudanças substantivas na gestão das escolas no sentido de provocar melhoria do funcionamento do CE principalmente nas questões administrativa-pedagógicas. A atuação dos conselhos esteve mais centrada no aspecto financeiro, dentro da lógica de gerenciamento de recursos.