O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ – PA

Autores/as

  • Zenaide Batista Secretaria Municipal de Educação de Cametá - -SEMED/CAMETÁ

Palabras clave:

Descentralização, Autonomia, Participação

Resumen

Este trabalho é resultante de uma pesquisa de dissertação, cujo objetivo foi analisar as implicações do Plano de Ações Articuladas - PAR na gestão escolar da rede de ensino do município de Cametá-PA, no tocante à democratização por meio de Conselhos Escolares - CE’s. O trabalho orientou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa e teve como técnicas a revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada. A implantação do PAR no município de Cametá revelou um processo de gestão gerencial, pois o município foi induzido a aderir à política em troca de assessoria técnica e financeira do MEC. Não houve mudanças substantivas na gestão das escolas no sentido de provocar melhoria do funcionamento do CE principalmente nas questões administrativa-pedagógicas. A atuação dos conselhos esteve mais centrada no aspecto financeiro, dentro da lógica de gerenciamento de recursos.

 

Biografía del autor/a

Zenaide Batista, Secretaria Municipal de Educação de Cametá - -SEMED/CAMETÁ

Mestre em Educação e Cultura ­– PPGEDUC/UFPA e professora de educação básica pela SEMED/Cametá-PA.

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Publicado

2020-03-22

Cómo citar

Batista, Z. (2020). O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ – PA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.573–582. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/834

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN