SISTEMA DE INDICADORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA PROPOSTA DE DIAGNÓSTICO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO EDUCACIONAL DAS REDES DE ENSINO
Palavras-chave:
Sistema de Indicadores, Monitoramento e Avaliação, Rede de EnsinoResumo
Esta pesquisa propõe a criação de um Sistema de Indicadores Municipais da Educação Básica (SIMEB), com vistas a propiciar o diagnóstico, o monitoramento e a avaliação da situação educacional das redes de ensino municipais, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse sistema é disponibilizar para os gestores das redes municipais uma ferramenta que lhes permita conhecer, acompanhar e avaliar, de maneira sistemática e com base nas informações empiricamente fundamentadas, o contexto, os recursos, os processos e os resultados de sua rede de ensino. O conjunto de indicadores reorganizados no SMEB abarcam diversas dimensões (demográfica, socioeconômica, financeiras, gerencial, ensino-aprendizagem etc.), a partir de um modelo que articula cada uma de suas partes. Os indicadores utilizados são os produzidos pelo INEP, IBGE, IPEA etc. e apresentados usando o software Microsoft Power BI.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.