SISTEMA DE INDICADORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA PROPOSTA DE DIAGNÓSTICO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO EDUCACIONAL DAS REDES DE ENSINO

Autores

Palavras-chave:

Sistema de Indicadores, Monitoramento e Avaliação, Rede de Ensino

Resumo

Esta pesquisa propõe a criação de um Sistema de Indicadores Municipais da Educação Básica (SIMEB), com vistas a propiciar o diagnóstico, o monitoramento e a avaliação da situação educacional das redes de ensino municipais, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse sistema é disponibilizar para os gestores das redes municipais uma ferramenta que lhes permita conhecer, acompanhar e avaliar, de maneira sistemática e com base nas informações empiricamente fundamentadas, o contexto, os recursos, os processos e os resultados de sua rede de ensino. O conjunto de indicadores reorganizados no SMEB abarcam diversas dimensões (demográfica, socioeconômica, financeiras, gerencial, ensino-aprendizagem etc.), a partir de um modelo que articula cada uma de suas partes. Os indicadores utilizados são os produzidos pelo INEP, IBGE, IPEA etc. e apresentados usando o software Microsoft Power BI.

Biografia do Autor

Adolfo Samuel de Oliveira, FCC - Fundação Carlos Chagas

Pós-Doutorando em Avaliação Educacional na Fundação Carlos Chagas (FCC) e Pesquisador no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Adriana Bauer , FCC - Fundação Carlos Chagas

Pesquisadora do Departamento de Pesquisa Educacional da Fundação Carlos Chagas (FCC) e Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Oliveira, . A. S. de ., & Bauer , A. . (2023). SISTEMA DE INDICADORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE DIAGNÓSTICO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO EDUCACIONAL DAS REDES DE ENSINO . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.203–214. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1079

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN