MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PME E O RECORTE DA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE BOITUVA/SP:

ALGUMAS PROJEÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Monitoramento, Avaliação, Município de Boituva.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é de considerar um conjunto de orientações para o monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba/SP. Boituva é parte de um projeto maior dentre os municípios tendo como iniciativa do Grupo de Estudos Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP, coordenado pelo professor Dr. Paulo Gomes Lima. É pesquisa exploratória de natureza qualitativa a partir do quadro de análise e avaliação do processo educativo sobre o Plano Municipal de Educação. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional o novo PNE, determina que as metas nacionais, especialmente aquelas que dizem respeito às etapas obrigatórias da educação nacional, são responsabilidades conjuntas da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios (Caderno de Orientações do PNE).

Biografias Autor

Noêmia de Carvalho Garrido, Professora de EJA I – FUMEC/Campinas/SP

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Trás – Os – Montes e Alto Douro – Portugal. Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Americana/SP. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP – PUCCAMP. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Faculdade São Luís - Jabuticabal/SP, e em Educação Social pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus Campinas/SP. Organizadora de cinco livros da Pedagogia Social e Artigos sobre EJA. Professora de EJA I – FUMEC/Campinas/SP. Membro do Grupo de Pesquisa – GEPLAGE. Coordenadora da linha de pesquisa GEPESEJA/GEPLAGE/UFSCar/ Sorocaba. Coordenadora do GT2 sobre Currículo na FUMEC/Campinas/SP.

Rute de Carvalho Angelini

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Americana/SP.   Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP -PUCCAP. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Faculdade São Luís - Jabuticabal/SP, e em Educação Social pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus Campinas/SP. Foi Professora de EJA I – FUMEC/Campinas/SP. Membro do Grupo de Pesquisa – GEPLAGE.

Israel Mascarenhas, Professor do SME de Indaiatuba/SP

Professor Pesquisador, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE) - Universidade Federal São Carlos, UFSCar, Brasil. Professor do SME de Indaiatuba/SP e Mestrando pela FUST University -Pompano Beach, FL33064, Estados Unidos da América. EIN. 92-2267681. Curso Ciência da Educação Desenvolvimento Humano e Religiosidade.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) / Universidade Federal de São Carlos -UFSCar - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Ficheiros Adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

de Carvalho Garrido, N., de Carvalho Angelini, R. ., Mascarenhas, I. ., & Lima, P. G. (2024). MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PME E O RECORTE DA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE BOITUVA/SP: : ALGUMAS PROJEÇÕES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.150–168. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1140

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